As áreas urbanas
A Organização interna das cidades
No espaço urbano, as várias atividades económicas, assim como as residenciais da população, não se distribuem ao acaso. É possível identificar regularidades espaciais nessa distribuição podendo individualizar-se áreas funcionais, isto é, áreas que apresentam uma certa homogeneidade ao nível funcional, que resulta de uma certa especialização num conjunto de atividades que aí se desenvolvem e que lhes conferem características próprias.
A individualização destas áreas resulta da variação da renda locativa, a qual por seu lado, é condicionada pela acessibilidade.
O preço do solo varia com a distância ao centro, diminuindo com o seu afastamento. O centro constitui a área com maior acessibilidade no espaço urbano, por ser para aí que convergem os principais eixos de transporte, com particular relevância os dos transportes públicos. Por isso é a área mais atrativa para a instalação de variadas actividades do sector terciário, cuja rentabilidade depende da proximidade de uma vasta clientela. Desta situação resulta uma forte competição pelo espaço que conduz a elevados preços do solo e à especulação fundiária, já que, com frequência, a procura de solo é superior à oferta.
Noções
Renda locativa – Preço do solo, determinado por um conjunto de factores de acessibilidade, infraestruturas, proximidade de equipamentos sociais, qualidade ambiental, paisagística e patrimonial, etc.
Acessibilidade – Grau relativo de facilidade (medido em custo e em tempo) com que se alcança determinado lugar, a partir de outro.
Especulação fundiária – Sobrevalorização do preço do solo em resultado da elevada procura face a uma oferta reduzida.
A variação da renda locativa com a distância ao centro nem sempre é uniforme, podendo no espaço urbano, surgir áreas que, pela sua aptidão para determinadas áreas terciárias (centros comerciais, hotéis, comércio especializado, interfaces de transportes- metro, comboios, autocarros, etc) apresentem custos de solos elevados.

Fig. 4- Valor do solo urbano e natureza da ocupação segundo a distância ao centro
Á medida que aumenta a distância ao centro, a diminuição do preço do solo proporciona a ocupação do espaço por atividades ligadas à indústria e à residência.

Fig. 5 Valor do solo urbano segundo a distância ao centro.
