As áreas urbanas
Áreas terciárias
Independentemente da sua dimensão a área central das cidades destaca-se pelo dinamismo que apresenta e pela elevada terciarização das atividades que aí se desenvolvem. Expressando a importância da cidade, esta área é designada por CBD (Central Business District – designação anglo-saxónica) ou entre nós “Centro” ou “Baixa”.
Terciarização – Aumento das atividades ligadas ao sector terciário.
Entre as numerosas e diversificadas atividades do sector terciário que se podem encontrar nas áreas centrais, destacam-se:
-
O comércio muito especializado, associado à transação e bens raros, de bens de luxo, com frequência importados, assim como o comércio de retalho de bens vulgares, que serve a população que se desloca, trabalha ou reside nessa área.
-
Os serviços de nível superior e mais especializados ligados à administração pública, à banca, à cultura, à restauração e à hotelaria ou a atividades liberais.
Nestas áreas, a elevada competição pelo espaço determina a sua escassez, conduzindo ao predomínio de construções em altura, com grande volumetria. A procura destas áreas por atividades do sector terciário, acompanhada pelo aumento do preço do solo, tem conduzido ao decréscimo da função residencial, que tende a tornar-se residual.
