As áreas urbanas
O espaço rural e o espaço urbano
A forma como a população ocupa o espaço origina uma multiplicidade de paisagens com características muito distintas. Neste quadro de diversidade, distingue-se o espaço rural do espaço urbano, através da intensidade e concentração demográfica, das atividades dominantes, das acessibilidades e da mobilidade da população.
Espaço rural: espaço onde se desenvolvem as actividades agrícolas, mas também as actividades ligadas à silvicultura, à pecuária, ao turismo, ao artesanato e à produção de energias renováveis.
Espaço Urbano: espaço onde a ocupação do solo é caracterizada pelo elevado número e concentração de infraestruturas, estando destinado predominantemente à construção.
Urbaniização: atransformação do solo para fins comerciais, industriais e de habitação, bem como para a instalação de equipamentos de ensino, lazer, saúde,etc., tendo em vista a fixação da população.
No decurso da expansão urbana, fenómeno característico do mundo global que vivemos, a dicotomia espaço rural/ espaço urbano é cada vez mais difícil de estabelecer. O crescimento populacional e o aumento da mobilidade tem conduzido à difusão espacial da população, das actividades economómicas e do modo de vida urbano. A progressiva expansão dos espaços urbanos define espaços de transição, suportes de população urbano-rurais.
